16 de abril de 2013

Sobre olhar para o lado...




Olá pessoas do meu Brasil varonil! (noooooooooossa! Há quanto tempo não se via essa expressão hein?) Estou eu aqui de volta depois de MUITO tempo.
MUITO TEMPO mesmo!
Já não estou mais na loja de eletrodomésticos e este é exatamente o ponto que pretendo tratar aqui: sobre consideração.

Pessoas queridas minhas que ostentam com todo prazer o cargo de "Patrão": Pelo amor de todos os Deuses entendam uma coisa: Empregado é EMPREGADO, não ESCRAVO!
Antes de chegar a ser dono do seu negócio ou chefe de algum setor ou qualquer causa, motivo, razão ou circunstância que o tenha colocado na posição que você ocupa hoje, VOCÊ já foi um de NÓS (ou seu pai já foi, no caso dos queridos que me dirão "herdei a empresa", porque sempre tem um bonito do contra...).
Então com certeza você sabe (e se não sabe, pergunte aos seus pais!) como é estafante trabalhar de sol a sol, se virar em dez pra fazer a sua função e quase sempre a função de quem faltou, de quem está almoçando e de quem não foi contratado ainda, tudo ao mesmo tempo e ainda tendo que se virar pra fazer os bons e velhos "favorzinho", "quebra essa", "por favor" e "me socorre" de quase todo mundo ao seu redor (por que do "Venha a nós" todo mundo lembra e o "Vosso reino" que se foda né?).
A gente não faz tudo isso só por que acha bonito ou por que quer...
Nem só pra ter o salário no final do mês não (até por que, na maioria das vezes o salário não justifica NEM METADE dos esforços que fazemos pra entregar um serviço de qualidade!).
Muito além da remuneração, a recompensa moral é justamente o que motiva o trabalhador a continuar com atitudes de produtividade e efetividade (é! Essas mesmo! Essas que você gosta tanto por que fazem o SEU CHEFE sorrir pra você ou o SEU BOLSO se encher de dinheiro).
Crédito não é algo que vem só no cartão: é algo que se dá A QUEM FAZ UM BOM TRABALHO! Recompensa de bom trabalho não é MAIS TRABALHO pessoas! É uma hora de descanso pra almoçar sem NINGUÉM te berrando pra resolver problemas que não são do seu setor. É um olhar mais carinhoso ao serviço entregue bem feito. É um simples “obrigado” depois de um favor ou uma atenção especial na hora de estudar uma promoção.
Benefício te dá o funcionário que TRABALHA BEM pra você, não o que te paga choppinho depois do expediente, mas falta metade da semana nas tuas costas! Benefício merece o funcionário que fica uma semana inteira em casa com TENDINITE por que digitou 35 laudos que VOCÊ precisava prontos em 12 horas, entregou o SEU trabalho em dia quando nem função dele em carteira isso era e não ganhou ABSOLUTAMENTE NENHUM extra por isso. Não os que te deixam na mão quando você precisa por que “Eu tinha que sair da loja! A liquidação na loja do lado estava um ESTOURO!” e tenta compensar te entregando um pacote com um sapato novo ou algo assim...

Então, minhas queridas pessoas, quando seu funcionário faz-tudo estiver parecendo cabisbaixo, pergunte a SI MESMO o que você andou fazendo pra ele, por ele... Ou o que você deixou de fazer... Às vezes, bastava passar pela mesa dele e se lembrar de dizer “bom dia” e o dia dele já teria sido mais produtivo.

Nem sempre seu funcionário quer aumento de cargo ou aumento de salário como motivação. 
Às vezes... Muitas vezes... Ele só faz tudo o que faz pra que você O VEJA.
Então experimente olhar pro lado de vez em quando: VOCÊ NÃO ESTARIA ONDE ESTÁ SE NÃO FOSSE O SERVIÇO DE QUEM TRABALHA PRA VOCÊ!

Pense nisso.


Nenhum comentário: